Sobre o Solário

O que é?

Os Solários, ou câmaras de bronzeamento, são aparelhos que emitem radiação UV, para dessa forma induzir o aumento de produção da melanina. Possuem de diversos programas adequados aos diferentes tipos de pele e um temporizador de tempo, que faz com se desligue no tempo certo, evitando a ocorrência de queimaduras por eventual distração do ato de desligar.

Estas câmaras de bronzeamento, emitem uma irradiação invisível que bronzeia a pele e que é muito semelhante à radiação ultravioleta proveniente do Sol. As diferenças devem-se, por um lado, à possibilidade de variações de intensidade dos raios ultravioletas (UV) e por outro, às diversas relações de mistura entre irradiação UV-A e UV-B. Estes dois tipos de radiações têm ações diferentes. Com a irradiação UV-A, o bronzeamento é mais superficial, desaparecendo pouco tempo depois, com a luz UV-B, obtém-se um bronzeado mais duradouro. Contudo, o efeito da irradiação UV-B só é visível alguns dias depois da visita ao Solário. Deste modo, para conseguir a intensidade de bronzeado pretendido, ao escolher um Solário tem de ter em conta a técnica utilizada nas suas câmaras de bronzeamento.

Para cada tipo de pele é usada uma determinada dose de raios UV e um tempo de tratamento específico, por isso antes de se submeter a uma sessão de Solário deve ser feito uma análise ao seu tipo de pele, fugindo assim a riscos desnecessários. Quanto mais clara é a cor da pele menor é o tempo de proteção natural da mesma aos raios ultra violetas, logo a intensidade do Solário e o tempo da sessão deve ser adequado.

 

Para quê?

10 Benefícios da Luz Ultravioleta

- Produção de Vitamina D

- Incrementa a estrutura óssea

- Reduz doenças cardíacas

- Faz-nos sentir bem (Endorfina)

- Auxilia na perda de peso

- Reduz o risco de cancro

- Preparação para o Verão

- Alivia dores

- Aumento do sistema imunitário

- Controla doenças de pele (psoríase, acne, eczema, urticária, icterícia)

 

Como?

Em média, cada sessão de Solário pode variar entre cinco a vinte cinco minutos, sendo gradual o aumento da sua duração e depende, além do tipo de pele, do tipo de máquina que é usada e a assiduidade com que se frequenta as sessões. Também o número de sessões necessárias para obter um bronzeado uniforme depende do modo como a sua pele vai reagir a estas técnicas, mas em média, uma pele que exposta ao sol natural bronzeia normalmente, necessita apenas de três ou quatro sessões. 

 

Cuidados a ter com o Solário

Durante as sessões deve:

- Utilizar um protetor especificamente concebido para o bronzeamento em Solários;

- Proteger os olhos com óculos apropriados (não servem os seus óculos de sol);

- Proteger o cabelo com uma touca, em caso de coloração a fim de evitar a alteração da cor produzida;

- Respeitar os períodos de exposição aconselhados ao seu tipo de pele.

Se não se fizerem sessões adicionais de manutenção, o bronzeado naturalmente desaparecerá ao fim de três a quatro semanas. Para conservar o bronzeado, são suficientes, uma a duas sessões por semana.

A grande vantagem do bronzeado em Solário é que este não desaparece pela acção da água, sabão ou gel de banho, visto que a sua acção provoca uma reacção fotoquímica da pele. Mas para que todo o processo de bronzeamento realizado por esta técnica funcione corretamente e surta os resultados esperados, deve ter alguns cuidados antes e depois da sua utilização.

Antes de cada sessão é aconselhado:

- Limpar totalmente a sua pele de residuos de maquilhagem, perfumes e outros cosméticos;

- Evitar a ida à praia no mesmo dia;

- Não fazer Solário após ter efetuado depilação;

- Evitar fazer Solário se estiver a tomar medicamentos e/ou substâncias que aumentem a sensibilidade da pele aos raios UV, já que podem produzir reações de hipersensibilidade indesejáveis;

- Evitar ir ao Solário dias seguidos, pois convém dar tempo para que a pele descanse, deixando pelo menos um dia de intervalo entre as sessões.

A exposição deve ser intermitente e gradual. Para manter a pele saudável e prolongar o efeito do bronzeado é recomendado a utilização de um creme hidratante, especificamente concebido para a aplicação  "pós - solar".

 

Contraindicações do Solário

Apesar de o Solário ser recomendado por dermatologistas, psicólogos e outros técnicos de saúde para o  tratamento de acne, psoríase, osteoporose, menopausa, escassez de vitamenas, stress entre outras, nem tudo são vantagens.

O fato das máquinas emitirem radiações ultravioletas é uma desvantagem,  as exposições intensas e frequentes provocam o envelhecimento da pele e aumentam o risco de aparecimento de cancro de pele. Também os olhos podem ser afetados, aumentando o risco de desenvlver cataratas.

Quando utilizado de forma adequado, respeitando as características naturais da pele e os procedimentos pré e pós frequência de Solário, esta técnica de bronzeamento artificial traz bons resultados para todos os amantes da pele bronzeada.

 

Onde?

No seu Centro de Solário LikeSun com a Técnica de Bronzeamento Inês Silva.

Contacto para marcação da sessão:

969 013 293 - 261 338 025

Free WordPress Themes - Download High-quality Templates